O curso Introdução à Educação Digital, promovido pela Secretaria de Educação a Distância-Seed/MEC, integra o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado), voltado à formação de professores e gestores da educação básica de todo o país, visando à inclusão digital e social.
O curso visa ampliar a aprendizagem sobre mídias e tecnologias, manejo do computador e de alguns programas do sistema operacional Linux Educacional, e ainda a busca de possibilidades de aproveitá-la no cotidiano e na prática pedagógica.
Este curso tem como objetivo geral contribuir para a inclusão digital dos profissionais da educação, você professor(a) e você gestor(a), buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização dos recursos e serviços mais usuais dos computadores (sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e da Internet, levando-os a refletir sobre o impacto do uso das tecnologias digitais nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.
O curso visa ampliar a aprendizagem sobre mídias e tecnologias, manejo do computador e de alguns programas do sistema operacional Linux Educacional, e ainda a busca de possibilidades de aproveitá-la no cotidiano e na prática pedagógica.
Este curso tem como objetivo geral contribuir para a inclusão digital dos profissionais da educação, você professor(a) e você gestor(a), buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização dos recursos e serviços mais usuais dos computadores (sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e da Internet, levando-os a refletir sobre o impacto do uso das tecnologias digitais nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.
São objetivos específicos deste curso promover capacidades e habilidades relativas a:
Conceituar tecnologias e mídias digitais, analisando e reconhecendo o impacto, o potencial e a complexidade da sua inserção na prática pedagógica e na vida privada e em sociedade:
Identificar a escola como um espaço privilegiado na promoção da inclusão digital;
Reconhecer que é preciso promover uma compreensão crítica para o uso da tecnologia digital;
Reconhecer que a incorporação da tecnologia ao processo educativo cria uma oportunidade ímpar para a estruturação e implantação de novos cenários pedagógicos.
Adquirir competências básicas para o manejo dos recursos mais usuais dos computadores:
Conceituar os componentes de um computador e do seu sistema operacional;
Identificar o padrão de organização das interfaces gráficas e o uso dos principais dispositivos de entrada e saída (mouse, teclado e monitor);
Conceituar tecnologias e mídias digitais, analisando e reconhecendo o impacto, o potencial e a complexidade da sua inserção na prática pedagógica e na vida privada e em sociedade:
Identificar a escola como um espaço privilegiado na promoção da inclusão digital;
Reconhecer que é preciso promover uma compreensão crítica para o uso da tecnologia digital;
Reconhecer que a incorporação da tecnologia ao processo educativo cria uma oportunidade ímpar para a estruturação e implantação de novos cenários pedagógicos.
Adquirir competências básicas para o manejo dos recursos mais usuais dos computadores:
Conceituar os componentes de um computador e do seu sistema operacional;
Identificar o padrão de organização das interfaces gráficas e o uso dos principais dispositivos de entrada e saída (mouse, teclado e monitor);
Conceituar e operar adequadamente os administradores de arquivos, reconhecendo os principais dispositivos de armazenamento (HD, CD, pen drive);
Conceituar os principais aplicativos (editores de textos, de imagens, de apresentações, navegadores web e planilhas eletrônicas), identificando que necessidades e problemas podem ser por eles resolvidos.
Professores Cursistas - E.E. Everaldo, E.E
Conceituar os principais aplicativos (editores de textos, de imagens, de apresentações, navegadores web e planilhas eletrônicas), identificando que necessidades e problemas podem ser por eles resolvidos.
Professores Cursistas - E.E. Everaldo, E.E