Ocorreu no dia 24.08.12, no auditório do Sesc Araxá, o I Encontro Pedagógico Integrado para Coordenadores dos LIEDs das Escolas Municipais.
O evento teve como objetivo Orientar as Unidades Escolares de Ensino no planejamento e execução das ações e projetos, viabilizando-as através de uma práxis integrada entre os ambientes tecnológicos e coordenação pedagógica.
O encontro contou com a participação das seguintes instituições escolares:
Secretária Municipal Conceição Medeiros
Coordenadores dos LIED da EMEF. Aracy Nascimento
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Além dos cursos do Proinfo Integrado, o NTM Equador também tem sido responsável pela execução de outros empreendimentos pedagógicos, sendo ele:
O evento teve como objetivo Orientar as Unidades Escolares de Ensino no planejamento e execução das ações e projetos, viabilizando-as através de uma práxis integrada entre os ambientes tecnológicos e coordenação pedagógica.
O encontro contou com a participação das seguintes instituições escolares:
EMEF. Amapá; EMEF. Ana Maria da silva Ramos; EMEF Antônio Barbosa; EMEF. Aracy Nascimento; EMEF. Eunice Picanço; EMEF. Fortaleza; EMEF. Goiás; EMEF Guita; EMEF. Hildemar Maia; EMEF. Jardim Felicidade; EMEF. Josafá Aires; EMEF. José Carlos Lima da Silva; EMEF. José Duarte de Azevedo; EMEF. José Leoves; EMEF. Maestro Miguel Alves; EMEF. Maria Bernadete ; EMEF. Maria José Ferreira; EMEF. Marinete Mira; EMEF. Neusona; EMEF. Odete Almeida Lopes; EMEF. Pará; EMEF. Profº Elita Melo; EMEF. Raimunda de Lima Guedes; EMEF. Raimunda Virgulino; EMEF. Rondônia; EMEF. Roraima; EMEF. Vera Lúcia Pinon; EMEF. Wilson Malcher.
O Encontro contou com a presença da Secretária de Educação Municipal, com os coordenadores pedagógicos das escolas já mencionadas, Coordenadores dos LIEDs e Equipe do Núcleo Tecnológico Municipal - NTM.
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
8:00h – Abertura – Tamara Correa – chefa da Divisão de Pesquisa Educacional e Informática e Coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal Equador.
8:10h – Palavra da Secretária: Conceição Medeiros.
8: 20h – Dinâmica de acolhida – Rosilene Araujo – profª NTM EQUADOR
8: 30h - Reflexão Inicial: Tecnologia na Educação- Rosilene Araújo – profª NTM EQUADOR
8:40h – O papel do coordenador pedagógico frente ao processo de dinamização do ensino – Silvana Soares dos Santos – chefa da DIAP e Lidiane Cabral – coordenadora do PDE/DIAP.
9:00h - O papel do NTM EQUADOR – missão, objetivos e ações – Dioméia Corrêa – profª NTM EQUADOR.
9:15h – O papel do coordenador de LIED – Marli Morais – profª NTM EQUADOR
9:30h – Apresentação do Regimento Interno do Lied da EMEF GUITA e ações pedagógicas– profª Cleide Albuquerque e Kelson Luis.
10:00h – INTERVALO
10:15h – Reflexão com vídeo: a fuga das galinhas – uma perspectiva de trabalho coletivo 10:20h – Orientações pedagógicas para dinamização do LIED – profª Emilia Ranieri e profª Marli Morais.
10:35h – Plano de ação para LIED e relatório semestral (sugestão) - Rosilene Araújo - profª NTM EQUADOR
10:50h – Reflexão final: O menino e a árvore - Tamara Correa – chefa da Divisão de Pesquisa Educacional e Informática
Secretária Municipal Conceição Medeiros
Coordenadores dos LIED da EMEF. Aracy Nascimento
Coordenadora do LIED da EMEF.Ana Maria e Coordenadora pedagógica
Coordenadores do LIED da EMEF. Guita
Multiplicadoras do Núcleo Tecnológico Municipal
Coordenadora do Proinfo, Coordenadora do NTM, Coordenador Pedagógico e Multiplicadoras
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
* Cursos do Projeto Macapá Digital (Inclusão Social e Digital, Qualificação profissional, Cursos livres, cursos de conhecimento geral infanto-juvenil) - São 80 (oitenta) cursos disponíveis, todos eles desenvolvidos no modelo interativo virtual à distância, com o objetivo de promover a democratização do acesso à tecnologia e ao conhecimento. O núcleo já atendeu o quantitativo de aproximadamente 200 cursistas.
Passaportes para ingresso no cursos
Funcionários municipais que participaram de cursos ofertados pela Macapá Digital
* Projeto Um Computador por Aluno – UCA, executado na EMEF Aracy Nascimento, garantindo capacitação e assessoramento a todos os professores que implementarão o projeto com alunos do 1º segmento do ensino fundamental. O referido Projeto concretizou sua operacionalização correspondente ao ano letivo de 2011, com uma Cerimônia de Conclusão das ações, realizada nas dependências da Universidade federal do Amapá - UNIFAP (novembro/2011), tendo como destaque as apresentações dos alunos das escolas dos sistemas municipal e estadual de ensino, envolvidas no projeto.
* Projeto Formação pela Escola/FNDE, contemplando os seguintes cursos: Competências Básicas, PDDE, FUNDEB, PNAE/ Controle Social para Conselheiros, Programas do Livro-PLI) com carga horária de 40 h, tendo como responsável a professora Dioméia Correia, contemplando professores, gestores, secretários escolares e coordenadores pedagógicos que atuam nas escolas do sistema municipal, totalizando 375 profissionais da educação capacitados.
* Monitoramento e assessoramento aos LIED’S: a partir de junho/2011 toda a equipe do NTM EQUADOR, incluindo chefia, coordenação pedagógica, professores e suporte técnico, se engajaram para realizar visitas de monitoramento e assessoramento a todas as escolas de Ensino Fundamental e Infantil da Zona Urbana de Macapá, objetivando o levantamento de informações referentes às condições de funcionamento dos laboratórios, disponibilidade dos professores responsáveis pelo ambiente TIC, nº de computadores e acesso à internet, orientações quanto ao funcionamento dos laboratórios de informática (lieds) e cursos ofertados pelo NTM para os docentes e responsáveis pelos lieds, além de verificação dos espaços para possíveis instalações de futuros laboratórios, com registro de fotografias, para posterior encaminhamento ao MEC. No segundo semestre (agosto/2011), esta proposta se ampliou para algumas escolas da Zona Rural de Macapá, concretizando a perspectiva de integração e levantamento das reais necessidades de nossas escolas.